A Grande Loja promoveu, nessa segunda (17), a palestra “Antimaçonaria”, ministrada pelo pesquisador escocês Robert L. D. Cooper, referência internacional no estudo da história da oposição à Maçonaria. A conferência teve a participação do Eminente Grão-Mestre Jorge Henrique Valle dos Santos que fez a tradução e contextualização do conteúdo.
Cooper, autor de diversas obras sobre o tema e ex-curador do museu e da biblioteca da Grande Loja da Escócia, apresentou aos Mestres e Mestres Instalados um panorama detalhado das perseguições, mitos e teorias conspiratórias que marcaram a trajetória da Ordem ao longo de três séculos. A exposição teve como base o livro The Red Triangle: A History of Anti-Masonry, considerado o estudo mais completo sobre o assunto.
Na obra, Cooper revisita 300 anos de hostilidade organizada contra a Maçonaria, analisando a evolução histórica da antimaçonaria, desde o século XVII; a proliferação de teorias da conspiração, casos de perseguição e preconceito; episódios emblemáticos e o olhar dos opositores, discutindo como determinados comportamentos ou rituais maçônicos podem ser distorcidos e usados para sustentar acusações infundadas.
Segundo Cooper, compreender a mentalidade dos antimaçons é essencial para que a Ordem possa enfrentar preconceitos persistentes e comunicar-se melhor com a sociedade contemporânea.






