Atendimento: (27) 2124-1000

Filhas de Jó

Role para baixo para visualizar

A Ordem foi fundada em 1920 a fim de oferecer uma oportunidade para mulheres jovens de trabalhar juntas, aprender sobre si mesmas e ajudar os outros. A organização é aberta a meninas com idades entre 10 e 20 que possuam parentesco maçônico ou sejam apadrinhadas ou indicadas por um maçom. Não segue nenhuma religião específica, mas exige que os membros tenham uma crença em Deus.

A fundadora, a senhora Ethel T. Wead Mick, carinhosamente chamada pelas filhas de Jó de mãe Mick, era esposa de maçom e membro da Ordem Internacional da Estrela do Oriente. Ela percebeu a importância dos ensinamentos recebidos de sua mãe desde a sua infância, especialmente as belas lições encontradas no Livro de Jó. Decidiu então dedicar parte do seu tempo e talento para tornar possível a todas as moças compartilharem este privilégio que ela tinha. Após anos de estudo e considerações minuciosas, com grande ajuda de seu marido, o maçom Dr. William H. Mick e outros colaboradores, surgiu a Ordem Internacional das Filhas de Jó, que anos seguintes teria seu nome modificado para Filhas de Jó Internacional.

Por mais de 100 anos, Filhas de Jó vem promovendo ativamente amizade e serviço. Leva esse nome por se basear no Livro de Jó, em particular, uma referência feita no capítulo 42, versículo 15, que diz: “E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos ”. Está presente em vários países: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Filipinas.

Iniciação

Para se tornar uma filha de Jó, é preciso passar por uma iniciação. Iniciações são sessões solenes, cerimônias significativas apresentadas pelos membros do Bethel, onde é possível aprender mais sobre as Filhas de Jó e suas origens. Todos os membros passam pela mesma cerimônia e muitas vezes se lembram dela como uma boa lembrança de seu tempo nas Filhas de Jó. Não haverá nada para assustar ou envergonhar. Os pais, responsáveis e familiares são bem-vindos em iniciações e em todas as reuniões.

Todo o funcionamento de um Bethel é regulado por uma constituição, um regulamento e um estatuto, e na parte ritualística por um ritual, adornos, paramentos e símbolos. Todos os detalhes relativos às sessões ritualísticas e reuniões do Bethel, bem como o comportamento dos seus membros, estão estabelecidos e detalhadamente contidos na sua constituição, que é a lei maior e geral de todos os Bethéis.

As reuniões são realizadas de acordo com um ritual, devendo tal palavra ser entendida como o conjunto de procedimentos para realização de uma cerimônia. Nada no ritual vai de encontro às leis brasileiras e nem a qualquer religião. As reuniões seguem uma longa tradição da Ordem.

Os membros usam vestes gregas, as mesmas usadas no tempo de Jó, simbolizando igualdade, enfatizando a crença de que todos temos a mesma importância na vida.  Todas as meninas, independentemente de suas origens familiares, são iguais quando as estão usando. Além disso, a cor branca, em todas as épocas, foi considerada um emblema de pureza e um símbolo de alegria.  E as vestes são muito confortáveis!  As três principais oficiais usam capas e coroas para representar as três filhas de Jó.  A capa e a coroa são um símbolo de autoridade, mas também um lembrete da responsabilidade de uma oficial para com os membros que a elegeram para esta posição.

As reuniões são realizadas duas vezes por mês. Os programas são planejados e realizados pelos membros com a ajuda de voluntários adultos, que integram o Conselho Guardião do Bethel.

Quem pode ser membro das Filhas de Jó?

Os membros são meninas e mulheres jovens entre 10 e 20 anos que são parentes ou são apadrinhadas por um Mestre Maçom e acreditam em um poder superior.

Membros do Conselho Guardião do Bethel:

O Bethel possui o Conselho Guardião, formado por maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, irmãs (maiores de 20 anos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade (são Filhas de Jó que possuem mais de 20 anos) da Ordem que ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as moças venham tomar. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos.

Cargos de um Bethel:

Os Cargos escolhidos por votação são: Honorável Rainha, Primeira Princesa, Segunda Princesa, Guia e Dirigente de Cerimônias.

E os cargos nomeados pela Honorável são: Capelã, Secretária, Tesoureira, Musicista, Bibliotecária, Primeira Mensageira, Segunda Mensageira, Terceira Mensageira, Quarta Mensageira, Quinta Mensageira, Primeira Zeladora, Segunda Zeladora, Guarda Interna, Guarda Externa e Coral.

Atividades Desenvolvidas:

As Filhas de Jó desenvolvem várias atividades ao longo de cada gestão administrativa (que duram seis meses cada). As principais são: filantropia, eventos para arrecadação de fundos, cerimônias públicas para divulgação da Ordem e comemoração de datas especiais e eventos de integração (como retiros e confraternizações). As próprias Filhas de Jó ficam responsáveis por toda a elaboração, organização, execução e arrecadação financeira para desenvolvimento das atividades, sendo sempre assistidas pelo Conselho Guardião do Bethel.

A missão das Filhas de Jó Internacional está centrada em apoiar a próxima geração de líderes.  Sua Fundadora teve uma ideia radical em 1920 – de criar uma organização só para meninas.  As Filha se Jó honram esse legado ao apoiar seus membros a transpor barreiras.  Nenhum objetivo é grande demais, nas Filhas de Jó, as jovens aprendem como chegar lá.