Atendimento: (27) 2124-1000

Ordem Internacional do Arco-Íris

Role para baixo para visualizar

Ordem Internacional do Arco-Íris

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização estruturada para propósitos beneficentes e educacionais.

Foi fundada em 6 de abril de 1922 pelo Reverendo e Grau 33 Willian Mark Sexson, na cidade de McAlester, em Oklahoma, Estado Unidos, onde estão sua sede e Supremo Templo.

A Suprema Assembleia é composta pelos membros que servem como Supremos Inspetores e Supremos Deputados.

O seu órgão de direção denomina-se “Casa do Ouro” e é composto por: membros ativos e eméritos.

Ao supremo conselho executivo, cabe a supervisão das atividades da Suprema Assembleia, enquanto ao supremo escritório incumbe executar toda a parte administrativa, dentro e fora dos Estados Unidos.

Ainda fazem parte da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas as assembleias instituídas em estados e cidades pelo mundo a fora.

Elas se constituem em grandes assembleias e assembleias.

Uma grande assembleia é integrada por todas as assembleias da jurisdição, enquanto uma assembleia pode ser instituída em cada estado ou cidade.

Além dos estados americanos, assembleias da Ordem foram instituídas em outras localidades do mundo, como Aruba, Austrália, Brasil, Bolívia, Canadá, Filipinas, Itália, Japão, Porto Rico, Paraguai, Romênia, etc.

No Brasil a Ordem chegou há mais de 25 anos, sendo superior a 1.600 o número de meninas de todas as assembleias

A primeira assembleia foi constituída em 16 de maio de 1992, na cidade de Cascavel, Paraná, com a denominação de “Assembleia Caminho de Luz nº 01”.  

A jurisdição do Paraná também tem Assembleias ativas nos Estados do Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Tocantins e Paraguai.

A maior Jurisdição é a do Estado de São Paulo, que tem assembleias instituídas não só no território paulista, como no Amazonas, Distrito Federal,e Mato Grosso e Santa Catarina.

 Na jurisdição do Estado do Espírito Santo, com abrangência sob os Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e parte do nordeste, foram instituídas e estão em pleno funcionamento dez (10) Assembleias, que são:

– Assembleia Primeira Luz n° 1, na cidade de Cariacica.
– Assembleia Plenitude das Cores, n° 2, na cidade de Vitória.
– Assembleia Aurora Boreal, n° 3, na cidade de Vila Velha.
– Assembleia Flores das Acácias, n° 4, na cidade de Linhares.
– Assembleia Sol Poente, n° 5, na cidade de Venda Nova do Imigrante;
– Assembleia Caminho das Águas, nº 6, na cidade de São Mateus.
– Assembleia Flores do Caparaó, nº 7, na cidade de Ibatiba.
– Assembleia Perolas da Montanha, nº 8, na cidade de Afonso Cláudio.
– Assembleia Mensageiras do Oriente nº 02, na cidade de Caratinga, MG.
– Assembleia Mensageiras da Estrela, nº 3, na cidade de Poços de Caldas, MG.

SIMBOLISMO

A Ordem utiliza-se do simbolismo das cores e prega:

  • Amor ao lar, à família e ao próximo (vermelha).
  • Crença na existência de um Ser Superior – DEUS – (laranja).
  • Respeito para com a Natureza (amarela).
  • Imortalidade (verde).
  • Fidelidade e dignidade de caráter (azul).
  • Patriotismo e amor pelo país (anil).
  • Serviço em prol da humanidade e da comunidade (violeta).


PATROCÍNIO, INSTITUIÇÃO E CONSTITUIÇÃO

Potência Maçônica, Supremo Conselho, Loja Simbólica Maçônica, de Graus Filosóficos ou Superiores, regularmente constituídos e reconhecidos; Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente, Corte da Ordem do Amaranth, Ordem do Santuário Branco de Jerusalém ou Membros das Filhas do Nilo, individual ou em conjunto, podem organizar e patrocinar uma Assembleia.

Para Instituição de uma assembleia é necessário:

– Entrar em contato com o Supremo Deputado.

– Pedido escrito manifestando interesse em patrocinar uma assembleia da Ordem Internacional do Arco-íris pra Meninas.
– Pagar uma taxa à Suprema Assembleia.
– Escolha da data para a instituição da assembleia.
– Uma relação qualificada de, no mínimo, sete (7), e no máximo, quinze (15) membros que comporão o Conselho Consultivo da assembleia, sendo pelo menos dois (2) mestres maçons, e outros adultos, dentre eles membros da Estrela do Oriente, membros ativos de maioridade da Ordem Internacional do Arco-Íris para meninas, caso residentes na cidade, pais ou responsáveis legais.
– Torna-se aconselhável a indicação ou eleição de, pelo menos, 10 Conselheiros,issopara não prejudicar o quorum mínimo.
– Uma lista qualificada de doze (12) meninas de onze (11) anos completos a vinte (20) anos incompletos.
– Uma assembleia para ficar totalmente composta deve preencher todos os seus vinte e um (21) cargos, sendo isso possível com iniciações de novos membros (meninas).
– Os nomes de um mestre maçom e de uma mãe ou esposa de mestre maçom – não necessariamente esposa de maçom, mas mãe – que, respectivamente, deverão assumir como Presidente do Conselho Consultivo e Mãe Conselheira.
– A ordem, capítulo, loja ou lojas maçônicas patrocinadoras devem eleger um maior número de maçons para a composição do Conselho Consultivo em detrimento do número de membros não maçons.
– O nome da Assembleia a ser instituída, escolhido pelo (a) patrocinador (ora). Exemplos de nomes: Assembleia Luzes do Criador, Assembleia Vale do …… .
– A indicação do endereço e nome do Templo ou Salão Capitular que será utilizado pela assembleia quando das suas reuniões e cerimônias, com menção expressa quanto aos dois sábados alternados e o horário das reuniões. Exemplo: 1º e 3º sábados às xx:xx horas ou 2º e 4º sábados às xx:xx horas.
– O material a ser adquirido será objeto de recomendação e indicação do Supremo Deputado.
– Ficará o custo financeiro da aquisição do tecido e respectivas confecções dos vestidos, batas, sapatos e meias das meninas, a cargo dos seus pais, responsáveis ou doadores.
– O custo e a organização de lanches ou jantares serão da responsabilidade da loja maçônica ou ordem patrocinadora.

ATIVIDADES DAS ARCO-ÍRIS

As Rainbow Girls são meninas ativas na comunidade, igrejas e escolas. O dinheiro por elas arrecadado em promoções – almoços, jantares e etc. – é sempre destinado à prática da filantropia.

Nada impede que os troncos de solidariedade de Loja Maçônica, patrocinadora ou outra loja, sejam destinados à assembleia para a realização da filantropia ou mesmo para a sua manutenção.

REUNIÕES E CERIMÔNIAS

As reuniões ou cerimônias são ritualísticas/fechadas, mas em ocasiões especiais realizam-se cerimônias abertas, como exemplo as cerimônias de posse, de maioridade, dia dos pais, dia das mães, fúnebres e outras.

QUEM PODE PARTICIPAR DAS REUNIÕES RITUALÍSTICAS

Podem participar das reuniões ritualísticas os maçons, membros da Ordem Estrela do Oriente, da Ordem Amaranth, da Ordem do Santuário Branco de Jerusalém, Filhas do Nilo, esposas de mestres maçons (quando permitido pelo Supremo Deputado), mães, pais, avós, responsáveis legais ou Meninas Arco-Íris, incluídas as de Maioridade.

DEMOLAYS OU MEMBROS DE OUTRAS ORDENS.

DeMolays, membros das Filhas de Jó Internacional ou Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), não participam das reuniões ritualísticas fechadas da assembleia.

CONSELHO CONSULTIVO E MÃE CONSELHEIRA

As reuniões do conselho consultivo não podem ser realizadas com número de membros inferior a cinco (5).

Ao conselho consultivo incumbe eleger, dentre seus membros, o presidente e a mãe conselheira.

A mãe conselheira deverá se empenhar em ser justa, imparcial, pontual, sincera, honrada e equilibrada. A ela cabe o aconselhamento e condução das meninas, sendo o elo entre as meninas e os demais membros do conselho.

Nenhum membro do conselho deverá dar ordens ou chamar a atenção de Menina Arco-Íris, a não ser por intermédio da mãe conselheira.  

Ao presidente do conselho consultivo, obrigatoriamente mestre maçom, incumbe observar e divulgar a política e programa da IORG para proteção da juventude, presidir as reuniões do conselho, abrir o Templo e prepará-lo para o ingresso dos membros da assembleia, identificando visitantes para as reuniões fechadas, bem como levando as informações e reivindicações à loja ou ordem patrocinadora.

A IMPORTÂNCIA DA ORDEM E O TRABALHO EM CONJUNTO COM A MAÇONARIA.

A maçonaria tem como um dos seus princípios basilares o “de tornar feliz a humanidade através da prática do bem, sem distinção de crença e raça”.

Esta é a oportunidade de colocar em prática referido princípio, vez que, junto com a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, ajudará na formação moral, cultural e social de nossas jovens, substituindo o tempo ocioso por uma vida útil e ativa.

“UMA GAROTA ARCO-ÍRIS É COMO UM DIAMANTE, REFLETE A BELEZA DA VIDA”.

NEY BATISTA COUTINHO
Secretario de Relações Paramaçônicas da GLMEES.
Supremo Deputado da IORG – Jurisdição do ES.
Email: nbcoutinho@yahoo.com.br
Celular: (27) 99866-1444