Atendimento: (27) 2124-1000

GLMEES lança prêmio para estimular fortalecimento das Lojas jurisdicionadas

Role para baixo para visualizar

A Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES) realizou, no dia 15 de fevereiro último, em sua sede, o lançamento oficial do programa Mérito Maçônico e do sistema Grande Loja Digital. Mais de 170 Irmãos compareceram ao evento, presidido pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Valdir Massucatti.

O programa Mérito Maçônico é uma iniciativa que visa a incentivar as Lojas jurisdicionadas a cumprirem seu papel junto à sociedade e internamente entre os Irmãos. Os indicadores de avaliação estão divididos em cinco eixos: Administrativo; Crescimento Percentual da Loja; Filantrópico/Social; Conteúdo Educacional de Cunho Maçônico e Congraçamento da Família Maçônica.

No quesito Administrativo, por exemplo, será considerado o cumprimento pela Loja das obrigações fiscais, contábeis e administrativas, exigidas em legislação profana e maçônica. No que tange ao crescimento percentual da Loja, vai ser avaliado, entre outros itens, o quantitativo de Irmãos que iniciaram e que terminaram o ano administrativo e calculada a proporção de crescimento da loja.

Em relação ao eixo Filantrópico/Social, será observado o engajamento das Lojas no apoio à comunidade local e às Ordens Paramaçônicas etc. Quanto ao Conteúdo Educacional de Cunho Maçônico, será apurada a produção literária, cultural e científica, visando aos estudos maçônicos e o aperfeiçoamento do ‘Ser Maçom’.

Já no que se refere ao Congraçamento da Família Maçônica, serão considerados os banquetes maçônicos, as visitas às lojas jurisdicionadas, eventos conjuntos e de confraternização contemplando a família maçônica, entre outras iniciativas.

Conforme o desempenho verificado ao final do período de cada Administração, as Lojas jurisdicionadas serão classificadas com selo Diamante, Ouro, Prata, Bronze e merecedoras de Menção Honrosa. De acordo com sua respectiva pontuação, serão premiadas as 15 Lojas melhores ranqueadas, com valores entre R$ 1.000 e R$ 10.000.

O programa foi concebido pela Comissão Programa Mérito Maçônico GLMEES, composta pelos Irmãos Fabio Calmon Mantovanelli e Jorge Fernando Prates Ribeiro.

Grande Loja Digital

Ainda durante o evento, houve a apresentação do programa Grande Loja Digital, desenvolvido para integrar banco de dados e facilitar a comunicação com as Lojas jurisdicionadas.

O sistema Grande Loja Digital, que também pode ser acessado pelo celular, está dividido em três perfis: Grande Loja, Loja e Irmão. Em cada um deles foram disponibilizadas diferentes funcionalidades como, por exemplo, pedidos de Iniciação e Exaltação, Tribunal Maçônico de Justiça e emissão de documentos e de boletos, entre outros.

Por meio da plataforma, os Irmãos ainda podem acompanhar o andamento dos processos, desde o recebimento até a conclusão pela secretaria da GLMEES, o que vai conferir mais comodidade e agilidade.