O Sereníssimo Grão-Mestre Valdir Massucatti fez pronunciamento na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vila Valério, nessa quarta-feira (21), em defesa do monumento maçônico instalado na via principal de acesso ao centro da cidade.
A obra, que simboliza a presença da Maçonaria no município, foi erguida com a autorização da Prefeitura. Assim como Vila Valério, outras cidades capixabas abrigam monumentos maçônicos com a mesma finalidade.
Valdir Massucatti falou sobre abrangência da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES), que dispõe de 108 Lojas jurisdicionadas e cerca de 3.500 obreiros, formando uma família maçônica em torno de 20 mil pessoas.
O Sereníssimo explicou que a Maçonaria é uma instituição milenar filantrópica que defende a liberdade, a igualdade e a fraternidade e tem como objetivo contribuir para o aprimoramento e aperfeiçoamento do homem em todos os sentidos, seja como cidadão, pai, filho e marido.
Disse ainda que a Maçonaria é aberta a homens de todas as denominações religiosas.
O Grão-Mestre enfatizou o trabalho social realizado pela Ordem Maçônica em todo o Estado e lembrou que o Instituto Grande Loja já disponibilizou mais de 1.000 equipamentos entre cadeiras de rodas, de banho e camas hospitalares, entre outros, à população capixaba menos favorecida.
Também destacou que as crianças, os jovens, os adolescentes e as mulheres que compõe a família participam ativamente de diversas atividades desenvolvidas pela Maçonaria.
Uma comitiva de Maçons participou da sessão na qual tramitou moção de apelo do vereador Iarly Meneguelli ao Executivo Municipal solicitando a remoção do monumento maçônico erguido com a autorização da prefeitura. A moção foi votada, sendo rejeitada pela maioria dos vereadores presentes à sessão e comemorada pelos Irmãos.